Nove sinais de que você está pronto para deixar seu trabalho

Nader Fares
6 min readOct 31, 2021

--

É muito comum nós sentirmos satisfeitos em nossa vida profissional, especialmente em um trabalho que paga decentemente bem, estamos em algum projeto interessante ou temos bons colegas ao redor. Mesmo quando o seu trabalho não seja o que você realmente deseja fazer pelo resto de sua vida, mas você começa a se convencer: “Isso é bom — não é o emprego dos meus sonhos, mas servirá por enquanto.”

E não há nada de errado em se sentir satisfeito ou confortável com seu trabalho.

Mas tenha em mente que estar “contente” pode facilmente levar à complacência — e essa é a zona de perigo. A complacência tende a gerar desculpas (“Vou aguentar isso só por mais alguns meses” ou “Só não tenho tempo para procurar emprego agora”) e nos leva a um acordo (“Esse emprego está quebrando o galho” ou“ Talvez eu não precise ser um vice-presidente ou preencher meu cargo dos sonhos”). Pior de tudo, a complacência acabará por levar ao medo. E o medo nos impede.

Já vi muitos amigos e colegas inteligentes e talentosos que permaneceram em empregos considerados Ok. Então quando decidem se abrirem para novas oportunidades, por estarem fora do mercado de trabalho há tanto tempo, mal conseguem dar o primeiro passo, atualizar seus currículos — muito menos se candidatar para alguma vaga em aberto. Eles estão dominados pelo medo de voltar a entrar em um mercado de trabalho diferente daquele de que conheciam.

Eles quase se esqueceram de como é ir a entrevistas de emprego. Eles se sentem inadequados em comparação com seus colegas e até às vezes pensam que já perderam a competitividade. Esses sentimentos de medo podem rapidamente se tornar opressores, e a saída mais fácil costuma ser adiar a procura de emprego, ignorar o assunto em questão — e passar mais tempo em um emprego que não é dos sonhos.

Então, se há um conselho que eu poderia dar a qualquer pessoa que queira progredir profissionalmente, é este: não seja complacente. Na verdade, reserve um tempo para verificar regularmente consigo mesmo a felicidade e os objetivos de sua carreira e considere se não é hora de deixar o emprego e dar o próximo passo.

Quais são os sinais reveladores de que é hora de considerar seriamente deixar seu emprego atual e buscar o próximo passo? Aqui estão nove sinais fortes.

  1. Você não tem um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional
    Você trabalha para viver, você não vive para trabalhar. Embora a maioria dos trabalhos possa envolver ficar até tarde da noite no escritório (ou na frente do computador, com essa modernidade que é o home-office), se você está constantemente começando a trabalhar às sete da manhã e não sai antes das oito da noite, pode ser hora de reavaliar. Muitas empresas estão vendendo a flexibilidade do trabalho remoto como algo positivo, onde, na verdade, você acaba trabalhando 24/7, afinal a sua casa passa a ser o seu escritório.
  2. Você está vivendo o status quo
    Se você esteve na mesma empresa e posição sem qualquer avanço ou promoção nos últimos três anos — e deseja continuar avançando em sua carreira — é hora de procurar outro lugar. Mesmo em uma grande organização onde as promoções são difíceis de conseguir, você deve ser capaz de fazer algum tipo de movimento ascendente dentro deste período.
  3. Você não recebe feedback
    Se o seu gerente direto não fornece nenhum tipo de feedback sobre o seu desempenho — ou o feedback é genérico, e, portanto, difícil de agir — é muito difícil aprender o que é necessário para subir na sua organização ou crescer como profissional. Os melhores gerentes estão envolvidos com o desenvolvimento de sua carreira e regularmente oferecem conselhos e orientação — e se você não está recebendo isso da sua gestão, você deve procurar outro lugar.
  4. Você não está aprendendo
    Se sua curva de aprendizado diminuiu ou você realmente não está se sentindo desafiado, isso pode indicar a necessidade de seguir em frente. Você realmente não precisa necessariamente estar aprendendo algo novo diariamente no trabalho, mas deve poder aprimorar suas habilidades básicas e adquirir novas sempre que possível. Muitas vezes você tem que fazer isso por conta própria, é claro — pedir para se envolver em um novo projeto, inscrever-se em cursos nos quais está interessado, participar de uma conferência ou seminário relevante em sua disciplina, por exemplo. Mas se essas possibilidades não existem em seu trabalho atual, é um sinal de que a empresa não leva a sério o investimento no desenvolvimento de sua carreira.
  5. Há um êxodo constante
    Você se pega indo às festas de despedida de um colega com muita frequência? Todos ao seu redor parecem estar constantemente atualizando seus currículos e perfis do LinkedIn? Quando você começa a notar um padrão de funcionários insatisfeitos (especialmente os bons) procurando saída, e as saídas passam a serem mais frequentes, isso geralmente indica que há lugares melhores para trabalhar — e provavelmente você tem opções. Não, eu não estou encorajando ninguém a seguir cegamente o rebanho, mas tome isso como um sinal de alerta e pergunte aos seus amigos que se saíram por que eles escolheram seguir em frente. As respostas deles também podem ser aplicáveis ​​à sua situação.
  6. Há Reestruturação Regular
    Se a sua empresa está anunciando regularmente uma reorganização ou gerenciamento aleatório, isso pode indicar problemas de liderança ou uma direção estratégica instável. (Uma amiga me disse que teve quatro chefes diferentes no ano passado — isso não pode ser bom.) As reorganizações podem ser uma oportunidade para se destacar e brilhar; mas na maioria das vezes, eles sinalizam turbulência. E o mais importante, eles criam um ambiente desafiador para que o desenvolvimento de sua carreira receba qualquer atenção. Suas prioridades, foco e progresso serão inevitavelmente afetados.
  7. Os headhunters querem você
    Esses e-mails e ligações irritantes de recrutadores podem não resultar em um novo emprego, mas não os ignore completamente. Um grande volume de chamadas e e-mails recebidos pode indicar que seu setor está “aquecido” e que as empresas estão contratando (leia-se: uma ótima oportunidade para subir de cargo e nível salarial). Normalmente considero essas conversas como uma pesquisa de mercado para ver quem está contratando, quais funções são necessárias e a faixa salarial média para empregos e funções comparáveis a minha.
  8. Você se sente mal pago
    Você trabalha duro para desfrutar de um estilo de vida que você merece. Quando você olha para os lados e nota que seus colegas, sejam eles de empresa ou de carreira (pessoas que trabalham no mesmo setor e tem cargos semelhantes ao seu) com responsabilidades similares ou até mesmo inferiores às suas estão sendo melhor remunerados, ligue um alerta. Fique atento, que essa comparação pode ser complicada, pois, envolve analisar fatores como o tamanho da responsabilidade e seus respectivos impactos, a dedicação e desempenho de cada um, o histórico profissional entre muitos outros fatores. Aqui é outro caso onde participar de processos seletivos com fins de pesquisa pode ser bastante útil.
  9. Parece que está na hora de ir
    Além desses sinais de alerta, não ignore o que seu instinto está lhe dizendo. Ninguém conhece seu ambiente de trabalho melhor do que você. E se você sentir que pode estar melhor em outro lugar, preste atenção a essa voz interior e vá explorar.

Visto que muitos de nós gastamos mais de 40 horas por semana em nossos empregos, você deve avaliar regularmente sua situação profissional. Mesmo se você estiver perfeitamente feliz com seu trabalho atual, crie o hábito de perguntar a si mesmo (ou converse com um amigo de confiança, se isso for útil) pelo menos duas vezes por ano. Não só é uma boa oportunidade para revisar suas realizações (e adquirir o hábito de atualizar regularmente seu currículo!), mas você também se obrigará a avaliar as condições de mercado em seu setor.

O melhor de tudo é que passar por esse processo significa que você encontrará mais satisfação com seu trabalho atual ou descobrirá novas oportunidades e seguirá para a próxima grande conquista.

--

--

Nader Fares
Nader Fares

Written by Nader Fares

Nader is a seasoned technologist and CTO with expertise in Agile methodologies, SDLC, cloud services, and innovation-driven growth.

No responses yet